Saneamento Básico é tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

16/02/2016 - Saneamento Básico é tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano discute a situação do Saneamento Básico em todo o país e o Instituto Trata Brasil será um dos parceiros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, na divulgação do tema.
 
Sobre o tema, o Revista Brasil entrevistou o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.
 
Ele diz que o tema é importante, porque o Brasil é muito carente do saneamento básico, principalmente os serviços de água tratada e a coleta e o tratamento dos esgotos. E acrescenta que nem a metade da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto. Menos de 40% dos esgotos do Brasil são tratados e isto explica a má qualidade dos rios das áreas urbanas, principalmente, por onde passam rios fedorentos. Mesmo no momento de falta de água como ocorreu no Sudoeste, não se podia usar os rios, tamanho o grau de degradação que os esgotos causaram, ilustra.
 
Segundo o presidente do Instituto Trata Brasil, o país tem uma carência histórica porque passou décadas sem investir na infraestrutura, e hoje a natureza está cobrando seu preço. Édison Carlos ressalta que os problemas de saneamento básico são mais uma preocupação para as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.



Tags: saneamento,basico,brasil,campanha,lixo,caçamba